sábado, 5 de março de 2011

Canoinhas perde seu mestre

Um fato que passou desapercebido até agora pela maioria dos blogs cervejeiros que leio é o falecimento do Sr. Rupprecht Loeffler (93). Loeffler, Mestre Cervejeiro da Cervejaria Canoinhense, e ícone cervejeiro mais antigo do Brasil veio a falecer no último 27 de fevereiro de causas naturais em Canoinhas.
A cidade catarinense decretou três dias oficias de luto pela morte de Loeffler, que herdou a cervejaria, produtora de cerveja desde 1908, de seu pai. Em 2009 Loeffler foi homenageado ao ter seu rosto e sua cerveja estampados nos selos da cidade. O prefeito da cidade de Canoinhas, Leoberto Weinert, disse em nota que "a história da cerveja em Santa Catarina perdeu seu mais antigo e experiente cervejeiro".
O grande conhecedor e escritor cervejeiro, Joe Stange, postou uma nota em seu blog, prestando uma homenagem a Herr Loeffler, que é descrito por Joe como uma lenda da cerveja. O texto pode ser lido aqui.
Nós da Koloss Bier manifestamos nossa profunda tristeza pela perda do grande ícone da cerveja artesanal brasilera. Em pouco tempo faremos uma leva dedicada ao mestre cervejeiro Rupprecht Loeffler. Será uma Schankbier, seguindo a Reihenheitsgebot, com alto drinkability.
Enquanto isso gostaria de ouvir sobre outras homenagens ao Sr. Loeffler. Me lembro que em um dos programas Bytes and Beer, Marcelo Carneiro da Colorado e José Virgilio Braghetto haviam sugerido a criação do prêmio cervejeiro Rupprecht Loeffler. Gostaria de ver tal prêmio se tornar uma realidade. Seria muito interessante se o prêmio fosse focado em cervejas com alto drinkability e de baixo teor alcoólico com são as cervejas da Canoinhense.

Ein Prosit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário