sábado, 18 de setembro de 2010

(Br)Lambic

As cervejas de fermentação espontânea estão entre as cervejas com produção mais complexa e demorada. A idade média de uma cerveja de fermentação espontânea pronta para ser consumida é de 3 anos. John Palmer, autor do livro "How to Brew", afirma que para um cervejeiro caseiro é possível produzir qualquer tipo de cerveja com a exceção, talvez, de uma Lambic.
Para a produção deste tipo de cerveja, todas as etapas do processo possuem peculiaridades, desde a longa ferv
ura, passando pela lupulagem com lúpulos envelhecidos e oxidados até a fermentação que ocorre, nas cervejarias mais tradicionais, de maneira espontânea através da atuação de microorganismos presentes no ar.
Felizmente existem algumas opções de
blends de fermentos no mercado que possibilitam produzir uma cerveja muito semelhante a uma Lambic, mas mantendo o controle da fermentação, o que é bastante difícil quando se faz a fermentação verdadeiramente espontânea do mosto. E não me venha falar que por estar baseado em um blend de cepas a cerveja produzida através deste método não é uma Lambic porque pelo BJCP uma Lambic deve ser produzida através de tal método e blá-blá-blá.
Para fazer nossa Lambic usamos o Belgian Lambic Blend da Wyeast que possui uma coleção de Saccharomyces, incluindo fermento para Witbier, duas cepas diferentes de Brettanomyces e bactéria ácida láctica.
Fizemos o mosto tradicional de uma Lambic com malte pilsen e trigo não-malteado e com lúpulo que foi adquirido há quase dois anos. A Lambic está fermentando (35 litros) e pretendemos fazer mais algumas levas para então, no futuro, envelhecer esta Lambic no barril de carvalho por um período próximo de um ano.
Além da Lambic, mais algumas experiências com fermentos selvagens serão realizadas no futuro. Estamos com um pacote de Roeselare Blend Ale para fazer uma Flanders Red Ale. Além disso, pretendemos adicionar algumas frutas em parte da leva feita com o Lambic Blend.

Prost!

2 comentários:

  1. Interesting. Can you get liquid yeast in Brazil? In Costa Rica we're ordering dry yeast through the mail.

    No puedo escribir in portugues, pero: Pueden ustedes obtener levadura liquida? En Costa Rica mis amigos y yo reciben levadura seca por el correo.

    ResponderExcluir
  2. Dear Joe,
    we obtain liquid yeast (Wyeast and White Labs) through mail. The Wyeast I buy from brouwland.be and the White Labs from morebeer.com. It takes some weeks to receive it in Brazil, but so far we didn't had any problem with sluggish fermentation or too many dead cells (although a starter is required).

    ResponderExcluir