quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Candi Sugar

Eis mais um aliado na busca (até agora infrutífera) de fazer a cerveja de estilo belga "perfeita". O perfeito está entre aspas porque sempre é possível melhorar.
Existe uma certa inconsistência quanto ao resultado obtido com o uso de candi sugar em cervejas belgas, em alguns lugares eu ouço dizer que este é um ingrediente essencial para se obter certos sabores característicos das ales belgas mais fortes, já em outros ouço dizer que não existe diferença alguma em utilizar candi sugar ou açúcar refinado branco. Acredito que a melhor maneira de resolver este dilema seja elaborando uma cerveja com o candi sugar.
Embora ele seja relativamente fácil de encontrar em sites como o morebeer.com ou outros sites estrangeiros, ele é ainda mais fácil de preparar em casa. Uma rápida busca no google e várias receitas de candi sugar podem ser encontradas. No candi sugar que fiz em casa usei basicamente as receitas dos blogs
Cronix Beer e do Brewing Sessions.
O candi sugar nada mais é do que um açúcar que é invertido pela ação do ácido cítrico, um ácido que, como o próprio nome sugere, pode ser encontrado no limão.


Minha receita de candi sugar foi a seguinte:
0,5kg de açúcar branco
água suficiente para cobrir o açúcar
1 colher de sopa de sumo de limão

Enquanto aquecia a panela com o açúcar e a água, adicionei o limão e misturei bem. Esperei levantar fervura e abaixei um pouco o fogo, então não mexi mais até o fim da fervura (que durou, no meu caso, 40 minutos). Cabe notar que nas referências que dei acima existe uma divergência quanto a mexer ou não durante a fervura, eu acabei não mexendo mais por preguiça do que por outra razão. O tempo de fervura é determinado pela cor que se deseja obter, sendo que para cores mais escuras maiores tempos de fervura, para cores mais claras menores tempos.
Com 40 minutos o resultado que obtive foi este:
Após desligar o fogo deixei esfriar um pouco para evitar problemas, e despejei em uma forma de alumínio. Depois que esfria fica relativamente fácil tirar o candi sugar da forma.
Se fordecidir fazer o candi sugar em casa, muito cuidado para não despejar enquanto estiver muito quente, mas também não deixe esfriar muito na panela ou você pode ter problemas.
Pretendo, nos próximos dias, fazer uma dubbel ou belgian strong ale com o candi sugar. Vamos ver no que vai dar!



Ein Prosit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário